A Polícia Civil prendeu, em Santiago, duas pessoas transportando nove cabeças de gado furtadas em um caminhão. Eles foram abordados na BR-287 na tarde do último sábado. Um deles dirigia uma caminhonete e atuava como escolta. O outro era passageiro do caminhão.
Os dois homens, de 33 e 37 anos, apresentaram nota fiscal de Guia de Transporte Animal (GTA) falsas à Polícia Civil. A delegada Débora Poltosi explica que a nota fiscal acusava animais que não estavam no caminhão e a GTA havia sido adulterada a partir do documento original. Além disso, as marcas de propriedade dos animais foram removidas, bem como os brincos de identificação.
Suspeito fere homem com tiro e é detido pela BM após perseguição no Centro de Cacequi
A investigação acredita que o caminhão teria saído de Manoel Viana, com os animais, tendo como destino Cruz Alta. A dupla chamou a atenção depois que preferiu transitar por estradas do interior de Manoel Viana e Santiago ao invés da RS-377, que seria o caminho mais curto.
A dupla foi atuada em flagrante na Delegacia de Polícia e encaminhada para o Presídio Estadual de Santiago. Eles devem responder pelos crimes de abigeato, associação criminosa, falsidade ideológica, crimes contra a ordem tributária e falsificação de documentos públicos.
Homem morre ao causar explosão e ferir 12 pessoas no sul da Alemanha
O motorista do caminhão foi liberado após prestar depoimento. Os animais foram levados para o sindicato rural da cidade, onde devem ficar até que sejam identificados pelo proprietário.